R.S.V.P. (confirmação de presença) no convite de casamento? Esclareça sua dúvidas aqui!

Imagina você organizar o seu casamento para seus 100 convidados e só aparecem 50? Ou até o contrário? É por isso que o RSVP é tão importante. Noivos sabem, as despesas de uma festa tem base de cálculo na quantidade de pessoas que irão recepcionar, por isso é importante saber o número mais aproximado possível de quantos serão. Assim não gera custo extras ou desperdícios.O que significa RSVP?

R.S.V.P. é a abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”, usada para solicitar que os convidados confirmem presença ou não no evento que foram convidados.

Como é feito?
O R.S.V.P. pode ser passivo
, quando é disponibilizado convidado um  canal: e-mail, telefone, site ou até mesmo WhatsApp para que confirmem presença, ou ativo, quando uma pessoa entra em contato com os convidados confirmando a presença no evento.

Devo colocar o RSVP no próprio convite ou num cartãozinho em anexo?
O uso do cartãozinho individual anexado ao convite é uma questão cultural com muitas diferenças entre as cidades do país. Em algumas cidades são considerados deselegantes, já em outras necessário. Se no seu convite irá ter o cartãozinho anexado, o RSVP pode ir no cartãozinho ou até mesmo no final do convite principal em letras menores (este último é mais indicado pela relevância desta informação)

Convite de Casamento
Convite com RSVP no rodapé

Posso escrever em português “Favor confirmar presença” ao invés da sigla R.S.V.P.?
Sim! A sigla RSVP pode gerar dúvidas entre os convidados. O importante é deixar claro do que se trata esse pedido.

Posso colocar uma data limite para as confirmações?
Sim! Normalmente o limite é 15 dias antes da data do casamento; mas isso depende da organização do evento.

Se eu enviar o convite com RSVP e meus convidados não me responderem, eu posso ligar ou enviar um email para cobrá-los?
Este é o RSVP ativo, pode e deve ser feito sim. Mas o ideal é que não seja você, pelos motivos escritos acima.

O R.S.V.P. funciona ou não? Por que as pessoas não confirmam presença?
É cultural gente, infelizmente no Brasil a imensa maioria das pessoas não tem o costume de confirmar presença, não entendem a importância e educação de tal ato. Não adianta ficar triste com isso, as pessoas realmente não lembram mesmo de ligar ou enviar um e-mail confirmando. Por isso o RSVP ativo é muito mais eficaz que o passivo. E mesmo no ativo, em geral (cada caso é um caso) você pode considerar que 10% dos confirmados não irão, afinal aparecem imprevistos no dia e sempre tem os que confirmam por vergonha de dizer que não poderão ir, preferem confirmar e inventar uma desculpa depois. É feio mas é a realidade, calcule que 10% dos que confirmaram não irão e pronto. 

Convidados, esse recado é para vocês:
Não apenas a confirmação de presença, mas a sua resposta para os noivos é muito importante. Ele te convidou com todo o carinho porque você é muito importante para o casamento dele, então é essencial que você dê uma resposta. Se por um acaso você esquecer de confirmar, os noivos não vão contar com sua presença, imagina que chato você chegar e não ter lugar para você sentar? Não custa nada confirmar ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *